quarta-feira, novembro 23, 2005

CRIANÇAS ABUSADAS

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

(in BALADA DA NEVE, Augusto Gil)

E o repórter, Nick Ut, da Associated Press, estava lá!

Era o momento certo, dum dia completamente errado, para fotografar as crianças que fugiam, apavoradas, duma aldeia destruída com a cruel ajuda de Napalm.

Crianças que corriam, não sabiam muito bem para onde. Corriam. E Nick Ut, apropriando-se, de forma absolutamente nua e crua, do seu horror, foi à boleia da corrida delas e correu, ele próprio, para a fama dos prémios Pulitzer. Esta foi a foto da sua vida!
E as crianças felizes de todo o mundo, que foram à escola nesse dia, nem se aperceberam de que, a uma certa hora do dia, as suas pastas ficaram ligeiramente mais leves: foi quando se apagou, dos seus mapa-mundi, aquele pequeno pontinho preto que representava Trang Bang, lá longe, no Vietname. E algumas das que se aperceberam disso, por certo terão pensado: “que bom, menos matéria que sai para o teste, menos um nome de terras para decorar”. Há gente para tudo!
Mas há também aqueles que fazem suas as causas das crianças que não podem ter causas. Voltarei ao tema em breve para escrever sobre isso.